quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Cartaz de apresentação do nosso tema

Receita Caseira de biodiesel

Segurança

O metanol é tóxico, provoca cegueira e queimaduras profundas. Em contacto com a pele lavar de imediato, em contacto com os olhos lavar pelo menos 15 minutos e contactar de imediato o hospital. O metanol ferve a 65 graus, nunca aquecer o óleo a mais de 55 graus. É também altamente inflamável sendo usado normalmente em motores de corrida.

O hidróxido de sódio (soda caustica) também é tóxico e provoca queimaduras na pele. Em contacto com a pele neutralizar primeiro com vinagre e só depois lavar com água (nunca colocar água directamente na soda)

Usar sempre equipamento de protecção! Óculos, luvas e vestuário comprido é o mínimo exigido. Nunca respirar os vapores do metanol.


Mistura

1000 ml de óleo novo.
220 ml de metanol.
5gr de soda caustica (NaOH) Hidróxido de sódio.
Aquecer o óleo a 55 graus.
Misturar a soda com o metanol e obter um metoxido.
Misturar o metoxido com o óleo quente durante e agitar 20 minutos.
Adicionar 50ml de água e agitar mais 2 minutos.
Deixar descansar.

Lavagem

Ao fim de 30 minutos retirar a glicerina do fundo.
Adicionar 220 ml de água tépida e agitar com muito cuidado.
Remover a água que deve estar turva.
Repetir várias vezes aumentando a intensidade do agitar até que a água esteja transparente.

Lavagem a SECO

Ao fim de 30 minutos retirar a glicerina do fundo.
Adicionar 20 gramas de pó de talco (silicato de magnésio).
Agitar violentamente por 2 minutos.
Filtrar a 1 micron ou com um guardanapo de papel até ficar perfeitamente translúcido.

Esta receita explica como converter a matéria em biodiesel ou melhor o b100%. Deve-se levar em conta que em tal processo de obtenção (por transesterificação) devem ser feitos testes físico-químicos e caracterizações:

físico-químicas, estudo calorimétrico, estudo termogavimétrico, estudo reológico, pois a partir destes podemos comprovar se o biodiesel (óleo + diesel mineral) atende às normas da ANP, ou seja, se está de acordo com as propriedades do diesel, pois o uso de óleo impróprio sem a certificação da qualidade através das análises necessárias pode causar danos ao motor que utilizará o biodiesel.

APÓS A REACÇÃO



48 HORAS APÓS A REACÇÃO






APÓS LAVAGENS

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

20 vantagens da utilização do biodiesel

1- É energia renovável. Em Portugal há muitas terras aráveis que podem produzir uma enorme variedade de plantas oleaginosas, principalmente nos solos menos produtivos, com um baixo custo de produção.

2- O biodiesel é um óptimo lubrificante e pode aumentar a vida útil do motor.

3- O biodiesel tem risco de explosão baixo. Ele precisa de uma fonte de calor acima de 150ºC para explodir. Tem fácil transporte e fácil armazenamento, devido ao seu menor risco de explosão.

4- O uso como combustível proporciona ganho ambiental para todo o planeta, pois colabora para diminuir a poluição e o efeito estufa.

5- A viabilidade do uso direto foi comprovada na avaliação dos componentes do motor, que não apresentou qualquer tipo de resíduo que comprometesse o desempenho.

6- Substitui o diesel nos motores sem necessidade de ajustes.

7- O biodiesel é uma fonte limpa e renovável de energia que vai gerar empregos na agricultura.

8- O diesel do petróleo é um combustível não-renovável. O petróleo leva milhões de anos para se formar.

9- O biodiesel é usado puro nos motores, porém aceita qualquer percentagem de mistura com o diesel, pois é um produto miscível.

10- O calor produzido por litro é quase igual ao do diesel.

11- Pouca emissão de partículas de carvão. O biodiesel é um éster e, por isso, já tem dois átomos de oxigênio na molécula.

12- Na queima do biodiesel, ocorre a combustão completa.

13- É necessária uma quantidade de oxigênio menor que a do diesel.

14- Os óleos vegetais usados na produção do biodiesel podem ser obtidos do girassol, nabos, algodão, ricino, soja, canola, palma... Qualquer planta oleaginosa.

15- É constituído de carbono neutro. As plantas capturam todo o CO2 emitido pela queima do biodiesel e separam o CO2 em Carbono e Oxigênio, neutralizando suas emissões.

16- Beneficia os agricultores e contribui para o crescimento econômico dos terrenos abandonados, pois reduz a importaçao de combustiveis, preservando o interesse nacional promovendo a valorização dos recursos energéticos.

17- Redução da emissão de poluentes locais com melhorias na qualidade de vida e da saúde pública.

18- Possibilidade de utilização dos créditos de carbono vinculados ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo decorrentes do Protocolo de Kioto.

19- Melhora o número de cetano (melhoria no desempenho da ignição) e lubricidade (redução de desgaste, especialmente do sistema de ignição).
Ampliação da vida útil do catalisador do sistema de escape dos automóveis.

20- A maior parte dos veículos da indústria de transporte e da agricultura usam atualmente o diesel. O biodiesel é uma alternativa económica, tendo a vantagem de ser confiável, renovável e fortalecer a economia do país gerando mais empregos.

O que é biodiesel?

Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Esta última, mais utilizada, consiste numa reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador. Desse processo também se extrai a glicerina, empregada para fabricação de sabonetes e diversos outros cosméticos. Há dezenas de espécies vegetais das quais se pode produzir o biodiesel, tais como ricino, girassol, soja, palma, milho e todos os óleos usados e gorduras animais.

O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de camiões, tratores, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.